Sustentabilidade: tudo o que você precisa saber!

Sustentabilidade poderia, sem dúvidas nenhuma, ser definida como uma das palavras do século. E não é à toa: o desenvolvimento sustentável é fundamental para que a sociedade garanta que as próximas gerações encontrem um planeta com recursos suficientes para uma sobrevivência saudável.

Apesar de sua grande importância e do termo ser bastante falado por aí, não é todo mundo que entende o real significado da sustentabilidade. Isso porque se trata de um conceito muito amplo e até complexo, podendo ser aplicado em diversos setores. Existem, por exemplo, a sustentabilidade ambiental (a mais conhecida e que se remete à natureza), a sustentabilidade empresarial, a sustentabilidade social, entre outros tipos.

Mas, muita calma nessa hora! Ajudamos você a entender melhor o que é sustentabilidade ambiental e qual a sua importância:

Mesmo sendo um conceito extremamente plural, dotado de vários significados, a sustentabilidade é basicamente a habilidade de atender às exigências do presente, sem que isso afete o futuro e suas gerações. 

O tripé da sustentabilidade é: ambiental, empresarial e social.

No campo ambiental, trata-se da busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade de recursos naturais e sua exploração. Já com relação à sustentabilidade empresarial, são ações tomadas por um negócio com o objetivo de respeitar o meio ambiente. Por fim, a sustentabilidade social visa a melhoria da qualidade de vida da sociedade, procurando dar a todos o acesso pleno à cidadania.

Agora que já entendemos o que é sustentabilidade resumo e principalmente o que é sustentabilidade ambiental, podemos compreender que o desenvolvimento sustentável está associado à aplicação desse conceito. E o conceito praticamente não muda. Desenvolvimento sustentável se refere a um modo de desenvolvimento econômico, social e político que trabalha em harmonia com o meio ambiente. Ou seja, faz uso racional dos recursos naturais.

O turismo sustentável visa satisfazer os visitantes e valorizar as comunidades locais e do entorno, ajudando a preservar sua história e sua cultura, ao mesmo tempo que gera emprego e renda. O termo surgiu em 1992, em plena Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e o desenvolvimento. 

Consiste em um conceito muito importante no Brasil e no mundo pela forma ampla como ele aborda essa atividade, reconhecendo que a boa experiência do viajante é importante, mas devemos sempre nos preocuparmos com o meio ambiente e a vida da comunidade.