Como emitir meu primeiro passaporte?

O passaporte é um documento importante para quem pretende viajar para o exterior, pois, sem ele, é impossível entrar em inúmeros países. Normalmente, este documento contém informações pessoais do titular, como nome completo, data de nascimento, nacionalidade, número do passaporte, data de emissão e data de validade.

Hoje, vamos ensinar você como emitir o primeiro passaporte. E atenção: é recomendado que o processo de solicitação de passaporte seja feito com antecedência, para evitar problemas e atrasos na emissão, certo?

Vamos lá!

  • Primeiramente, é preciso reunir toda a documentação necessária. Confira a lista completa:
  • Documento de Identidade (Carteira de Identidade (RG), carteira funcional reconhecida por lei federal, Carteira de Habilitação com foto ou Carteira de Trabalho)
  • CPF (pode ser usada Cédula de Identidade, CNH ou Carteira de Trabalho caso constarem o número do CPF)
  • Certidão de Casamento, se tiver alterado seu nome
  • Certificado de Naturalização, para os cidadãos naturalizados.

Além disso, é necessário que você esteja regularizado diante da a justiça eleitoral e serviço militar, visto que é feita uma checagem no momento da emissão do passaporte. Caso a checagem indique alguma divergência, pode ser necessário apresentar seu título de eleitor, comprovante de votação ou de serviço militar. Recomendamos já reunir estes documentos também.

Crianças com menos de 5 anos de idade precisam ir ao atendimento e apresentar, ainda, uma fotografia facial recente, no tamanho 5×7, colorida. Não pode constar data e deve ser com fundo branco. Para crianças com mais de 5 anos, a foto é tirada durante o atendimento na Polícia Federal.

Após separar todos os documentos, é hora de preencher o formulário eletrônico de solicitação, que fica no site da Polícia Federal. Ele é bem simples e pode ser respondido rapidamente. Em quatro telas, você informa seus dados pessoais. Depois de saber quanto custa uma viagem para Europa, esse passo é crucial.

Ao terminar o formulário, é gerado um boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU), que costuma estar na faixa de R$ 260,00 e dá para ser pago na rede bancária, lotéricas ou até mesmo pela internet. 

Caso você prefira realizar o pagamento pelo PagTesouro, PIX ou cartão de crédito, deve esperar cerca de 10 minutos para agendar o atendimento. Se o pagamento não tiver sido verificado, tente novamente após 2h.

Apenas após este pagamento você poderá fazer o agendamento do atendimento pelo próprio site da Polícia Federal. É comum que o sistema libere o acesso no dia seguinte.

O quarto passo é efetuar o agendamento para emitir o passaporte na Polícia Federal. Após ocorrer a compensação do pagamento do boleto, acesse novamente o site da PF, porém, agora no link Agendamento de Atendimento. Caso você esteja solicitando o passaporte para mais de uma pessoa, dá para agendar todos de uma só vez.

Se você ainda não sabe, o país mais populoso da Ásia é a Índia. Lá, é responsabilidade do cidadão brasileiro ter seu passaporte válido.

Na data e local agendado, compareça ao posto da PF tendo em mãos a documentação original que listamos no primeiro item. Mesmo não sendo obrigatória, a apresentação do comprovante de pagamento pode ser pedida se tiver divergência ou erro de preenchimento de CPF. A recomendação é de chegar ao lugar com 15 minutos de antecedência.

É questão de tempo para o passaporte ficar pronto! Quando isso acontecer, compareça então ao posto, com um documento de identidade original e retire-o. Vale salientar que a entrega é feita apenas ao titular – tratando-se de menores de idade, eles devem comparecer acompanhados dos pais ou responsáveis legais. 

Cuidado! O passaporte é cancelado se não for retirado em até 90 dias, certo?

Agora, basta saber como contratar seguro viagem e embarcar!

O passaporte é um documento emitido pelo governo do país de origem, que atesta a identidade e a cidadania do titular. Já o visto é um documento emitido pelo país de destino, que autoriza a entrada do visitante em seu território.
Comumente, os dados que constam no passaporte são: nome completo, data de nascimento, gênero,nacionalidade e cidadania, número do passaporte, data de emissão, data de validade, assinatura do titular, foto e código de barras e chip eletrônico contendo informações pessoais e biográficas do titular.
Sim, é necessário ter um passaporte válido para entrar nos Estados Unidos. Então, quanto tiver em mente o que colocar no objetivo da viagem aos EUA, já planeje a retirada deste documento.
Sim, na maioria dos países da Oceania o passaporte se faz necessário. E, antes de embarcar, entenda por que a Oceania é considerada um continente arquipélago.