Veja como tirar o visto mexicano

O México é um lugar muito desejado pelos turistas do Brasil. Afinal, o país tem uma história rica, praias maravilhosas e uma cultura fascinante que encanta todos os visitantes. No entanto, desde o ano de 2021, os turistas brasileiros precisam de um visto mexicano para entrar no México. E agora, é preciso até mesmo ter o visto físico. Por isso, o primeiro passo para planejar sua viagem é entender como esse processo funciona.
Para iniciar o processo de obtenção do visto mexicano, é necessário acessar o site do Consulado mexicano e fazer a solicitação do documento seguindo as diretrizes estabelecidas pela instituição. Para marcar um horário, é preciso preencher o formulário CITAS e escolher o local para atendimento.

Após agendar o horário, o próximo passo consiste em preencher o formulário de solicitação de visto mexicano. É importante imprimir o formulário em uma única página, frente e verso, e incluir uma foto atual no tamanho 3x4.

É fundamental preencher todas as informações corretamente, e consultar o site da embaixada para obter orientações. Para menores de idade, é preciso contar com a presença dos pais durante a solicitação do visto.

Após agendar o horário e preencher corretamente o formulário, o próximo passo é organizar todos os documentos necessários. Esse processo requer uma análise minuciosa, incluindo a verificação da validade de cada documento pessoal.

Confira a lista de documentos necessários para o visto mexicano:

  • Passaporte original e cópia;
  • Formulário preenchido com foto 3x4;
  • Comprovante de recursos financeiros;
  • Comprovante de emprego dos últimos 3 meses;
  • Inscrição do CNPJ e DECORE para empreendedores;
  • Carimbos ou vistos de entrada em pelo menos 3 países no último ano, para viajantes frequentes.

Dado que a lista de documentos é extensa, tenha bastante cuidado ao separar cada um deles, garantindo que nada seja omitido. Caso contrário, isso pode atrasar todo o processo ou resultar em uma resposta negativa, o que exigirá mais tempo e recursos para resolver, certo?

São papeladas que provavelmente você terá que levar durante a jornada ao México. Então, neste conteúdo, listamos dicas sobre como arrumar mala de viagem e não esquecer de nada.

A entrevista para o visto é uma etapa obrigatória que ocorre no local de atendimento escolhido. Nessa etapa, serão feitas perguntas e será necessário apresentar todos os documentos mencionados nos tópicos anteriores.

Geralmente, a entrevista é tranquila e consiste em perguntas simples, como o motivo da viagem, se é a primeira vez no país, se há acompanhantes, entre outras. Também neste momento, você efetua o pagamento do visto físico.

Recomendamos que você veja, já, a questão do seguro viagem México!

Depois de concluir sua entrevista, é hora de efetuar o pagamento da taxa de solicitação do visto, cujo valor é de 51 dólares para fins turísticos. Dá para pagar na moeda local, de acordo com a taxa de câmbio vigente, podendo ser realizado por meio de Pix.

Vale destacar aqui que o pagamento da taxa de solicitação não garante a aprovação do visto. Todo o processo passará por uma análise no consulado, podendo ser deferido ou indeferido com base nas informações fornecidas.

O último passo é obter o documento físico, que pode ser entregue no mesmo dia da aprovação. No entanto, a retirada do passaporte com o visto deve ser feita pessoalmente, no mesmo consulado onde foi solicitado.

A validade do visto pode variar de acordo com cada situação e tem um prazo máximo de 10 anos, contado a partir da data de retirada. Todas as informações detalhadas podem ser encontradas no próprio documento. Com o visto em mãos, você pode prosseguir com seus planos de viagem ao incrível México.

Claro, só não se esqueça de contratar seu seguro viagem da Allianz Travel com antecedência!

Sim, desde 2021, os turistas brasileiros precisam obter um visto para entrar no México.
Para solicitar um visto para o México, você precisará acessar o site do Consulado mexicano e seguir as instruções fornecidas. Geralmente, será necessário preencher um formulário de solicitação online, fornecer documentos exigidos e agendar um horário para comparecer pessoalmente ao consulado ou à embaixada.
O tempo de processamento do visto pode variar, e geralmente leva algumas semanas. É recomendável iniciar o processo de solicitação com antecedência para evitar atrasos.
A concessão do visto não garante automaticamente a entrada no México. A decisão final de permitir a entrada ou não no país é tomada pela autoridade de imigração mexicana no ponto de entrada.