Tudo sobre o custo de atendimento médico nos Estados Unidos

O debate político sobre o dever do governo dos Estados Unidos em fornecer ou não cuidados médicos existe há muito tempo, lá pelo começo desde o século XIX. 

Podemos comparar com o Brasil: aqui, os cidadãos podem contratar um plano de saúde ou usar o Sistema Único de Saúde, o SUS, que é bancado pela federação. Já nos EUA, a única forma de receber atendimento é pagando mesmo por um convênio particular. E para turistas, a melhor forma de garantir um suporte é contratando seguro viagem.

Acompanhe a leitura e entenda!

Os Estados Unidos adotam o sistema federalista, ou seja, os estados têm bastante autonomia para criar regras e leis próprias. Portanto, cada estado oferece diferentes tipos de cobertura de saúde e regula, como bem entende, o funcionamento dos convênios médicos em seus territórios. 

Em todo o país, há clínicas e hospitais particulares e públicos, sendo que as provedoras de seguro normalmente são empresas privadas separadas dessas instituições. Quando falamos em estrangeiros, a melhor solução é que estes saibam como fazer seguro viagem, com a finalidade de evitar gastos altíssimos.

A forma mais comum de obter um plano de saúde por lá é trabalhando em uma empresa que fornece o benefício aos funcionários. No entanto, a maior parte dos americanos não é beneficiada por essa prática e também não tem dinheiro suficiente para pagar um convênio do próprio bolso.

Pessoas abaixo da linha de pobreza e idosos são os únicos beneficiados por serviços gratuitos de saúde, como o Medicare e Medicaid. Ambos prestam somente atendimentos mais simples e de emergência.

O Medicare é um sistema de seguro social criado em 1966 e bancado pelo governo federal. Ele oferece suporte médico para pessoas de 65 anos ou mais que tenham contribuído com o pagamento de impostos para a saúde durante os anos trabalhados. O sistema ainda abrange americanos com deficiências ou condições que as impeçam de trabalhar, assim como certas doenças terminais.

Já o Medicaid é um programa de saúde destinado a qualquer idade que têm recursos financeiros extremamente limitados. Bancado pelo governo federal em conjunto com os estados, ele reembolsa hospitais e médicos que dão tratamento a pessoas que não podem arcar com essas despesas médicas.

Mas quanto custa um atendimento médico nos Estados Unidos? Obviamente, o preço varia de acordo com seu problema e com o hospital visitado, mas é importante entender que é bem caro.

Uma consulta básica pode ser entre 200 e 300 dólares. Caso você for internado por três dias e não tiver seguro viagem, terá de desembolsar cerca de 2 mil dólares para pagar a conta do hospital. Já tratar uma perna quebrada, por exemplo, pode custar mais de 5 mil dólares.

Como dissemos, contratar um seguro viagem ajuda a evitar despesas exacerbantes com médicos e remédios. Mas aí você deve estar se perguntando: qual o melhor seguro viagem? Sem dúvidas, os disponíveis na Allianz Travel!